Apresentação

quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Cãimbras frequentes

Já me considero uma ciclista, não aquelas de treinos incessantes e diários, mas uso minha bicicleta diariamente, seja para ir ao trabalho, aula ou algo que normalmente há algumas semanas atrás eu faria de carro ou de moto. 
Faz praticamente 15 dias que resolvi começar a rotina no pedal, e confesso: Nunca tive tanta cãimbra.
Ok, não são diárias, mas eu estava há um bom tempo sem a companhia delas, então foi algo que me chamou atenção desde que eu comecei a pedalar. 
Elas são sempre durante o sono, sempre que eu comento com alguém sobre elas a primeira coisa que me falam é: - Tu tem que comer banana!
Acontece que nunca comi tanta banana como tenho comido nos últimos meses. Faz um tempo que eu estou tentando mudar a minha alimentação, não deixando de comer coisas que eu gosto, mas sim incluindo vários tipos de legumes e vegetais nas refeições e frutas diariamente. Pode parecer normal para alguns de vocês, mas por muito tempo eu simplesmente não me importei com isso, salada só alface e brócolis (de vez em quando) mas sempre foi algo relevante para mim. E quanto as frutas eu não tinha o hábito, se tivesse eu comia, mas não era algo que entrasse na lista de compras no supermercado, eu simplesmente esquecia desse "detalhe". 
Voltando ao assunto das cãimbras, ta certo que comer banana e peixe ajudam, mas lendo sobre o assunto descobri que tem muitos outros fatores que vão desde hidratação até circulação sanguínea. 

A contração acontece devido ao excesso de ácido láctico no músculo. A pessoa faz muito exercício e ocorre a alteração da obtenção de energia. A energia fica acumulada. Para evitar a cãimbra, é bom a pessoa ter um bom preparo físico.
Alongar vai apenas favorecer a amplitude do movimento e com isso cansar menos, mas não vai evitar este tipo de contração muscular se a pessoa não estiver com um bom condicionamento físico

Outra dica importante é se hidratar. Não é para beber água apenas na hora da atividade física, mas manter o corpo hidratado sempre, assim a incidência de cãimbra vai diminuir. 

A cãimbra também pode acontecer por causa do frio. É a chamada cãimbra noturna, quando no meio do sono a pessoa acorda com o pé ou a panturrilha se contorcendo. Quando dormimos a temperatura corporal diminui, assim como a temperatura externa. Para quem tem este tipo de cãimbra com frequência, a solução é usar uma meia

Comer banana, peixe ou qualquer alimento rico em minerais antes do treino também não vai adiantar. É bobagem. A absorção dos minerais é muito lenta e não vai ter resultado. É preciso uma boa alimentação regular, todos os dias.
Não há estudos conhecidos sobre o fato, mas acredita-se que todo mundo já teve, tem ou vai ter cãimbra um dia. " O que ocorre é que algumas pessoas podem ter mais propensão. Um atacante, que corre muito mais que um goleiro, ou um velocista, por exemplo, exigem mais dos músculos e provavelmente sofrerão mais de cãimbra
Bom, o preparo físico vem com o tempo, inclusive estou trabalhando para isso... A alimentação está melhor, vou procurar me hidratar mais e não só na hora que a sede bate. Dormir de meia é uma tarefa bem difícil pra mim, mas prometo que vou tentar, o que me chama atenção é o problema de circulação, que desconfio que possa ser um problema meu, vou colocar em prática as outras "soluções" e rezar para que eu não seja aquelas da lista de alta propensão.

Beijo

Nenhum comentário:

Postar um comentário