Apresentação

segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Confeccionando alforges parte 1

Como todos sabem, já temos data para a primeira cicloviagem marcada, e enquanto o dia não chega decidi usar dos meus dotes artesanais para confeccionar meu próprio alforge. 
Antes de mais nada, quem fez esse alforge foi o Vitor Amoretti (Pedalmeu) e me deu todas as dicas, desde onde comprar o "tecido" até o modelo que ele fez, e euzinha decidi fazer igual. Não cheguei a ver o alforge dele pronto, o final pode ficar bem diferente, principalmente devido meu grande talento com corte e costura  fiasco na maquina de costura :D

Atualizado: Post que o Vitor escreve sobre alforges dele, vale a pena conferir AQUI

O projeto do Alforge caseiro é o seguinte: 2 sacos independentes, fechados com velcro, enrolados e presos com tridente para reforçar, ligados com uma "tira" feita do mesmo material, passando sobre o bagageiro.
Complicado? Bom aí vai o desenho do que estou pretendendo confeccionar.



Este pontilhado vermelho simula a altura do que seria o alforge, com o velcro na parte interna unindo as duas partes.

Vamos ao passo a passo do que eu já fiz:

Primeiro passo: Tecido
Compramos o tecido em Porto Alegre, não consigo me lembrar o nome da loja, fica na Alberto Bins e é uma loja especializada na venda de tecidos grossos, camuflados e courinos. Assim que eu descobrir o nome altero aqui.
O tecido comprado foi Nylon 600 Emborrachado  e custa R$9,00 o metro.


Segundo passo: Medidas
Com o bagageiro instalado na bicicleta é hora de tirar as medidas que seu alforge vai ocupar nele, mede-se a altura, a profundidade e a largura do bagageiro. ( A largura do alforge você que vai escolher, eu calculei 20 cm )


Terceiro passo: Medir e cortar o tecido
Agora é hora de colocar a mão na massa, com as medidas em mãos, e o auxilio de uma régua, desenho sobre o tecido o corte que ele terá. Para fazer o "sacolão" eu cortei da seguinte forma:


Fiz este recorte para evitar ter que fazer mais costuras que o necessário no fundo e nas laterais. Lembrando que na hora de recortar sempre deixamos uns 2 cm a mais por causa do espaço para a costura.

O outro lado eu cortei apenas um retangulo, na medida do corpo do "sacolão"




Quarto passo: Montar o quebra cabeça
Com alfinetes, dobramos e juntamos as partes que iremos costurar do nosso futuro alforge, lembrando que vamos costurar do avesso, então monte o sacolão do avesso que quando desvirarmos ele vai ficar lindo e sem nada aparente.



Depois de costurado todos os lados, desviramos o sacolão e vamos obter esse resultado:


Os meus ficaram assim até então: 




Logo mais na Parte 2 - o resultado final para vocês e mais dicas!


Acharam que eu não ia voltar não é mesmo? Aqui está a continuação: Confeccionando Alforges - Parte 2


Beijos


Nenhum comentário:

Postar um comentário