Apresentação

terça-feira, 7 de outubro de 2014

Outubro Rosa


Outubro é um mês lindo, particularmente um dos meus preferidos, primavera, flores, as pessoas de outubro são tão <3

Enfim, tenho um carinho especial por este mês, por este período, pelo clima, por tudo.

E junto a tudo isso, rola também em outubro uma campanha muito legal para incentivar as mulheres quanto a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama.

Aqui na minha cidade, chega outubro tudo fica rosa, as árvores das principais avenidas, as praças, tudinho para ajudar a lembrar dessa campanha incrível! Aqui também ocorrem diversas ações da secretaria de saúde para informar e chamar a mulherada para fazer os exames. Palestras de prevenção, caminhadas, distribuição de material educativo, autoexame coletivo, rodas de conversa, passeio ciclístico, consultas e blitz de saúde.

Av. Independência, São Leopoldo


Minha mãe é de outubro, 13, e infelizmente eu a perdi, há um ano, justamente para ele, o câncer de mama. Por isso eu estou aqui no blog, que diga-se de passagem o tema não tem nada a ver com isso, mas para mim tem tudo a ver!

Falamos de pedalar, de sustentabilidade, de vida saudável, de VIDA

Só queria compartilhar com vocês que a gente não é nadinha se não tiver saúde, e as vezes só se exercitar e ter uma alimentação saudável não quer dizer que estamos livres, eu posso garantir por experiencia própria, a gente nunca acha que vai acontecer com a gente, acha que só acontece com os outros...

Eu aderi a campanha, e acreditem, sou diariamente interrogada pelo significado da fitinha e tem mulher sim, que não sabe a importância de fazer os exames e principalmente de diagnosticar precocemente. 


SAIBA MAIS
O mês de outubro é conhecido como Outubro Rosa e é marcado por ações do Ministério da Saúde e de diversos órgãos e entidades que intensificam os esforços pela detecção precoce do câncer de mama.
O Outubro Rosa foi criado no início da década de 90, mesma época em que o símbolo da prevenção ao câncer de mama, o laço cor-de-rosa, foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York (EUA) e, desde então, promovido anualmente em diversos países.
No Brasil, a primeira iniciativa em relação ao Outubro Rosa ocorreu em 2 de outubro de 2002, mas o governo brasileiro, através do INCA, passou a integrar a mobilização a partir de 2010.
O câncer da mama é o que mais acomete as mulheres em todo o mundo. Em 2013, estimaram-se para o Brasil 52.680 casos novos da doença, com uma projeção de risco de 52 casos a cada 100 mil mulheres.
Em quatro das cinco regiões brasileiras, o câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres, sem considerar os tumores de pele (não melanoma): Sudeste (69/100 mil), Sul (65/100 mil), Centro-Oeste (48/100 mil) e Nordeste (32/100 mil). Na Região Norte, é o segundo tumor mais incidente (19/100 mil), ficando atrás do câncer do colo do útero (23/100 mil).


Um beijão 

Nenhum comentário:

Postar um comentário